Vice virar presidente é tradição no Brasil

Vice virar presidente é tradição no Brasil

sarney, itamar e temer

Sarney, Itamar e Temer: vices do PMDB viraram presidentes

Embora sempre pareça ser novidade, vice assumir a Presidência como aconteceu hoje com Michel Temer (PMDB) é tradição no Brasil onde só três presidentes civis na história da República cumpriram integralmente seus mandatos: Juscelino Kubistchek, Fernando Henrique Cardoso e Luís Inácio Lula da Silva.

Essa história começou logo no início da República. O marechal Floriano Peixoto, que era vice, assumiu em 1894 substituindo o primeiro presidente republicano, marechal Deodoro da Fonseca, que renunciou ao cargo.

O segundo vice a virar presidente foi Manoel Vitorino em 1896 ao substituir o primeiro civil presidente, Prudente de Moraes, adoentado.

Nilo Peçanha, vice, assumiu o cargo com a morte do presidente Afonso Pena em 1909.

O vice Delfim Moreira assumiu o cargo de Presidente, em virtude da morte do titular, Rodrigues Alves, vitimado pela gripe espanhola.

O vice Café Filho assumiu o cargo com o suicídio de Getúlio Vargas e ficou catorze meses no poder.

Depois da ditadura militar, o PMDB emplacou três vices como presidentes da República: José Sarney, que assumiu com a morte de Tancredo Neves; Itamar Franco, que assumiu com o impeachment de Collor; e hoje Temer, que vira presidente interino com o afastamento de Dilma.

Por isso, na hora de votar em prefeitos, governadores e presidentes, é bom o eleitor conhecer o candidato e não se esquecer de se informar melhor sobre quem é seu vice.

Da coluna Entrelinhas da Notícia no Capital News – Imagem ilustrativa

Sobre Amorim Sangue Novo

Amorim Sangue Novo, é jornalista--Mtb/SP 59858, contador-CRC/SP 842.156 e especialista em hardware (Desenvolvedor Microsoft). Foi colunista no jornal interno da Lion/Caterpillar, criou e foi redator chefe do jornal interno da Adubos Vianna e é Ex-Diretor de Trânsito na cidade de Panorama. Diretor na Amorim Informática e Jornalismo. atua como editor dos sites Jornal Digital Panô City -www.panocity.com.br- e Sem medo da verdade -www.semmedodaverdade.com.br- e mantém páginas em diversos outros sites e blogs.
Esta entrada foi publicada em Amorim Sangue Novo, Notícias, Política e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.