uiz manda instaurar inquérito para investigar aliados de Juliano Bertolini por crime eleitoral

Baseado em uma representação feita pelo presidente do Diretório Municipal do PSDB de Dracena, Mario Buccironi, o juiz eleitoral Marcus Frazão Frota pediu a instauração de um inquérito policial para investigar a conduta de cinco pessoas ligadas ao candidato da oposição Juliano Bertolini (PTN) pela suposta prática de crime eleitoral. A coligação Transforma Dracena de Bertolini e os partidos que a compõem também são acusadas na representação judicial.

Os representados na ação, ou seja, alvos da acusação são: o presidente municipal do PTN, Marco César de Souza, conhecido como “Marquinho”; o ex-diretor do Senai e candidato a vereador pelo PDT, Nestor Tobias Filho; o radialista, jornalista e ex-diretor de comunicação da Prefeitura, Valério Dantas; o professor Valter Fernandes, conhecido como “Prexeca”; além do candidato a prefeito por duas vezes, André Lemos.

A decisão do juiz aconteceu no último dia 5, junto com a emissão do ofício para a instauração do inquérito na Delegacia Seccional, segundo o juiz, porque há “indícios, em tese, de crime eleitoral”. O número da representação judicial é o 31578.2016.626.0149 e pode ser parcialmente consultada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Por meio de uma fonte, o Cidade do Futuro teve acesso a parte do material que compõe a acusação contra os aliados de Juliano. Entre as alegações estão articulações feitas entre os acusados em que, por exemplo, Valter e Valério  supostamente combinam de adulterar um print de uma mensagem que receberam com o resultado de uma pesquisa em que José Pedretti (PSDB), adversário de Bertolini, supostamente estaria na frente.

Os dois combinam de alterar os supostos resultados como se Juliano estivesse na frente do concorrente no levantamento, e alguém da campanha de Pedretti, que na verdade não existia, estivesse comentando abaixo dos números como se estivesse desesperado com o panorama dos dados.

Valter pede: “Valerio inverte a pé de da pesquisa o Juliano está em baixo ponha em primeiro (sic)”, disse. Após a troca de várias versões da mensagem sobre a pesquisa adulterada, Valter diz sobre a versão final: “Vou passar nos grupos”. Valério responde: “Vamos dizer que recebemos”.

Em outro trecho, comentando sobre a cassação do mandato do vereador Rodrigo Castilho (PSDB) por infidelidade partidária, Valter pediu: “Solta que perdeu os direitos políticos e o povo não vota”. Na verdade, Castilho teve apenas o mandato atual cassado por ter trocado o PSD, que hoje faz parte da coligação do Professor Juliano pelo PSDB de Pedretti, e pode concorrer normalmente em 2016.

Em outro momento, Valério ainda apresenta uma montagem apócrifa, ou seja, sem identificação do autor, em que cria um diálogo falso sobre uma foto de Pedretti com o governador Geraldo Alckmin, com o objetivo de confundir o eleitor e fazer com que ele pense que o atual prefeito venderia a Emdaep para a Sabesp. O presidente do PTN, Marco Cesar Souza, ao ver a montagem, diz: “Gostei. Isso vai dar estrago”. “Fiz porque estão espalhando que o Juliano vai trazer a Sabesp”, respondeu Valério no material que o Cidade do Futuro teve acesso.

Em outros diálogos, os acusados ainda combinam a criação de posts com acusações a gestão de Pedretti, como processos no Tribunal de Contas do Estado (TCE), com o objetivo de viralizar nas redes sociais em perfis fakes. Parte dos posts contidos nos diálogos, inclusive com a mesma arte e conteúdo, estão publicados no perfil João Antunes e na página de Olho em Dracena do Facebook, ambas apócrifas.

O caso está com o Ministério Público e os acusados, caso seja aberto o inquérito policial, poderão se defender. O Cidade do Futuro está aberto para ouvir alegações dos representados para que possam dar suas versões sobre os fatos.

Em uma representação do MPE, Pedretti foi condenado a pagar R$ 5 mil de multa por propaganda antecipada, conforme publicou o Cidade do Futuro

Postado originalmente no site Cidade do Futuro

Sobre Amorim Sangue Novo

Amorim Sangue Novo, é jornalista--Mtb/SP 59858, contador-CRC/SP 842.156 e especialista em hardware (Desenvolvedor Microsoft). Foi colunista no jornal interno da Lion/Caterpillar, criou e foi redator chefe do jornal interno da Adubos Vianna e é Ex-Diretor de Trânsito na cidade de Panorama. Diretor na Amorim Informática e Jornalismo. atua como editor dos sites Jornal Digital Panô City -www.panocity.com.br- e Sem medo da verdade -www.semmedodaverdade.com.br- e mantém páginas em diversos outros sites e blogs.
Esta entrada foi publicada em Amorim Sangue Novo, Notícias, Política e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.