EXCLUSIVO – Aluna faz declaração emocionante sobre suposto racismo no ENEM

EXCLUSIVO – Aluna faz declaração emocionante sobre suposto racismo no ENEM

enem-garota“HOJE PASSEI POR UMA SITUAÇÃO QUE ME DEIXOU MUITO TRISTE, AO CHEGAR PARA FAZER A PROVA DO ENEM (EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO), PASSEI POR TODOS OS PROCEDIMENTO POSTO PELO MEC E QUANDO ESTAVA ESPERANDO O INICIO DAS PROVAS VEIO UM FISCAL EM MINHA DIREÇÃO E DISCRETAMENTE ME PEDIU QUE EU ACONPANHASSE ELE ATÉ A COORDENAÇÃO EU PRONTAMENTE ME LEVANTEI E FUI, CHEGANDO LÁ VEIO ATÉ A ME UMA MULHER QUE PELO QUE VIR ERA A RESPONSÁVEL NO MOMENTO (OU ALGO DO TIPO) E ME DISSE QUE EU NÃO PODERIA FAZER MINHA PROVA USANDO O TURBANTE, EU IMEDIATAMENTE ME RECUSEI A TIRÁ E ELA ME DISSE QUE SE EU NÃO RETIRASSE EU SERIA ELIMINADA DO EXAME, EU NOVAMENTE DISSE QUE NÃO IRIA TIRAR POIS ISSO ERA UMA DISCRIMINAÇÃO, ENTÃO ELA LIGOU PRA UM SUPERIOR QUE PERGUNTOU QUAL ERA O MATERIAL E PEDIU QUE EU RETIRASSE PRA ELA VER E COLOCASSE NOVAMENTE EU PRONTAMENTE ACEITEI, QUANDO FOMOS ATÉ AO BANHEIRO RETIREI MEU TURBANTE E ELA NÃO ACHANDO POUCO PEGOU UM DETECTOR DE METAIS E COMEÇOU A PASSAR PELO MEU CORPO, TIVE QUE LEVANTAR MEU VESTIDO E AINDA NÃO ACHANDO POUCO ELA PASSOU O DETECTOR NO EU CABELO (EU JA ESTAVA SEM O TURBANTE) E NOS MEUS PÉS ( EU ESTAVA DE SANDÁLIA HAVAIANAS) DEPOIS DE TODA ESSA ATROCIDADE ME LIBEROU PRA FAZER A PROVA E QUANDO ESTAVA SAINDO AINDA PEDIU QUE ESPERASSE POIS SÓ PODERIA VOLTAR A SALA ACOMPANHADA UM UM FISCAL ME SENTIR ENTRANDO EM UMA PENITENCIÁRIA, NÃO TIVE REAÇÃO DE REBATER A ÚNICA COISA QUE EU FIZ FOI CHORAR, AÇÃO TOTALMENTE OPOSTA DO MEU TEMPERAMENTO, EU ESTOU ARRASADA, INDIGNADA, ME JOGUEI AOS PRANTOS, NUNCA IMAGINEI QUE PODERIA ACONTECER ALGO DE TAMANHA DESCRIMINAÇÃO EM UM EXAME QUE ABORDA TANTO ASSUNTOS SOBRE TAL SITUAÇÃO. COMO PODE EM PLENO SÉCULO XXI AINDA ACONTECER ESSE TIPO DE COISA, UM PRECONCEITO DISFARÇADO POR TRÁS DE UM REGULAMENTO, NÃO SEI QUE ATITUDE TOMAR NO MOMENTO MAIS PRECISAVA COMPARTILHAR ISSO COM VOCÊS. NUNCA DEIXAREI MINHA ORIGEM SOU FILHA DE UMA LINDA MULHER NEGRA, GUERREIRA QUE GRAÇAS A DEUS ESTÁ COMPLETANDO MAIS UM ANO DE VIDA HOJE, E POR MAIS CLARA QUE SEJA A COR DA MINHA PELE EU ME CONSIDERO UMA MULHER NEGRA, EU SOU UMA MULHER NEGRA ! NEGROS NÃO SE FAZ DE VÍTIMA NÓS NEGROS SOMOS VERDADEIRAMENTE UMA VÍTIMA DESSA SOCIEDADE CRUEL E RACISTA 😢

Texto e foto original recebido Glad Lira, através de WhatsApp

Leia também:
Racismo, xenofobia e machismo caem no Enem 2016 >>>

Sobre Amorim Sangue Novo

Amorim Sangue Novo, é jornalista--Mtb/SP 59858, contador-CRC/SP 842.156 e especialista em hardware (Desenvolvedor Microsoft). Foi colunista no jornal interno da Lion/Caterpillar, criou e foi redator chefe do jornal interno da Adubos Vianna e é Ex-Diretor de Trânsito na cidade de Panorama. Diretor na Amorim Informática e Jornalismo. atua como editor dos sites Jornal Digital Panô City -www.panocity.com.br- e Sem medo da verdade -www.semmedodaverdade.com.br- e mantém páginas em diversos outros sites e blogs.
Esta entrada foi publicada em Amorim Sangue Novo, Comportamento, Notícias e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.