Atualização e conhecimento é importante – Exame de Próstata

Atualização e conhecimento é importante – Exame de Próstata

Male anatomy of human organs in x-ray view

Por Amorim Sangue Novo

Apesar de vermos muitos postos e saúde de diversas cidades anunciando o exame de próstata para pessoas com 40 anos de idade, desde 2013 a “Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) lançou novas diretrizes para a realização do exame de próstata. Entre as recomendações está o aumento da idade para diagnóstico precoce do câncer de próstata: 45 anos para homens com casos da doença na família ou negros e 50 anos para os demais. Antes a recomendação era de, respectivamente, 40 e 45 anos.

“Essa mudança é uma tendência mundial. É baseada nos trabalhos científicos publicados nos últimos anos”, afirma o presidente da SBU, Aguinaldo Nardi. Segundo a entidade, a resolução também deve diminuir o excesso de diagnósticos de tumores pouco agressivos, que leva a tratamentos desnecessários.

O câncer de próstata pode ser diagnosticado por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA). Caso sejam constatados aumento da glândula ou PSA alterado, deve ser realizada uma biópsia para averiguar a presença de tumor e se ele é maligno. Em caso positivo, o paciente precisa ser submetido a outros exames laboratoriais para determinar o tamanho do tumor e a presença ou não de metástases.”

Acredito ser importante ser feito o exame, independentemente da idade, porém se há uma recomendação vinda de fontes oficiais, principalmente vinda da SBU, não há como aplicar um teste a pessoas com idade não recomendada.

Creio ainda, ser importante uma atualização constante por parte dos diretores de saúde municipais, evitando assim gastos desnecessários com investimentos, não só financeiro como de mão-de-obra e outros. Claro que a escolha dos profissionais deveria ser com base em seus conhecimentos e não por apadrinhamento.

Sobre Amorim Sangue Novo

Amorim Sangue Novo, é jornalista--Mtb/SP 59858, contador-CRC/SP 842.156 e especialista em hardware (Desenvolvedor Microsoft). Foi colunista no jornal interno da Lion/Caterpillar, criou e foi redator chefe do jornal interno da Adubos Vianna e é Ex-Diretor de Trânsito na cidade de Panorama. Diretor na Amorim Informática e Jornalismo. atua como editor dos sites Jornal Digital Panô City -www.panocity.com.br- e Sem medo da verdade -www.semmedodaverdade.com.br- e mantém páginas em diversos outros sites e blogs.
Esta entrada foi publicada em Amorim Sangue Novo, Opinião, Saúde, Utilidade Pública e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.